Logo news 19/09/2018
Compartilhar Tweet


Enquanto a maioria das empresas se tornam conhecidas pelas soluções que oferecem, existem algumas que se destacam também pelo seu ambiente de trabalho e cultura. Esse é o caso do Google, por exemplo, que possui até um filme inspirado na empresa – “Os Estagiários”.

Mas para Samir Iásbeck, CEO da Qranio, a cultura não será apenas um atrativo para as pessoas conhecerem as empresas, mas também para engajar os funcionários e atrair novos talentos. “O que engaja os jovens a trabalhar em uma empresa é a cultura dela, o jeito de ser. Você tem que colocar o seu toque em tudo o que faz”, comentou.

Samir Iásbeck é o fundador da Qranio, startup de edtech com a proposta de tornar o aprendizado divertido. A startup utiliza tecnologias como gamificação em testes para estimular o ensino – e a solução é aplicada desde em salas de aula à treinamentos e onboarding de empresas. “É possível colocar a cultura até dentro da forma de ensinar, utilizando a identidade da própria empresa. O futuro do RH está muito ligado à experiência proporcionada ao colaborador”, afirmou.

Uma boa experiência não está necessariamente ligada a uma tecnologia, mas os departamentos de recursos humanos têm experimentado grandes mudanças nesse sentido. Hoje, ela está disponível desde a escolha de candidatos em plataformas de vagas às ferramentas de gestão do departamento. “Os RHs das empresas, assim como as escolas, sempre estiveram atrasados na tecnologia. A parte do treinamento, por exemplo, é muito retardado – o treinamento nas empresas é 99% vídeo, powerpoint e prova”, comenta Iásbeck.

Esse cenário está mudando graças a soluções como a própria Qranio, que utilizam a tecnologia inclusive em técnicas de treinamento e aprendizado. “A tecnologia será uma das formas que o RH do futuro irá conseguir persuadir, é uma maneira de se diferenciar dos concorrentes, mas é apenas um dos atributos. Ela será apenas um meio, não o fim, e sempre vai ser – principalmente quando falamos de pessoas”, afirmou o CEO da Qranio.

Dessa forma, contando cada vez mais com o auxílio da tecnologia, o RH está se tornando uma faceta ainda mais importante nas startups ou empresas estabelecidas. O setor reflete e é o principal defensor da cultura – seja para os próprios funcionários ou para a mídia.

A experiência com o Bradesco

As mudanças trazidas pela tecnologia para os recursos humanos está impactando empresas independente de seu porte - esse é o caso do Bradesco, banco que utiliza as soluções da Qranio em treinamentos. "O Bradesco, com 100 mil funcionários, está trabalhando com uma startup no sentido de revolucionar a forma de treinar e distribuir conhecimento pela organização", comentou o fundador da startup.

Hoje, a startup e a corporação trabalham em parceria, inclusive com um time específico para o projeto, chamado de "BQuest". Na iniciativa, a Qranio tem o papel de tornar o aprendizado divertido para os colaboradores e o realiza através de jornadas de conteúdo e testes no aplicativo. "Isso tornou o aprendizado muito mais leve, por ser um a aprendizado voltado para a tela do telefone. Criamos uma forma lúdica de ensinar, mostrar se a pessoa está se saindo bem ou não, e um simulado para ajudá-lo na hora das provas", explicou Iásbeck.

O formato de testes, além de ensinar, auxilia também no engajamento dos colaboradores, que podem duelar entre si para saber quem tem mais conhecimento. O próprio Bradesco também estimulou o engajamento através do BQuest, premiando os funcionários com maiores posições no ranking.

"O mais legal é o que nosso treinamento é facultativo, a pessoa pode escolher fazer pelo software comum ou pela Qranio, é uma escolha só dele. Para nós, foi uma vitória muito grande que a nossa plataforma é utilizada por 1/5 dos funcionários do Bradesco - temos um publico de 20 mil pessoas -, mesmo sem a obrigação", comentou o CEO da Qranio sobre o projeto.

Samir Iásbeck de Oliveira será um dos palestrantes no RH Day – evento da StartSe que reunirá as principais inovações e startups do setor. Saiba tudo sobre o evento e não perca essa oportunidade aqui!